A inclusão escolar tem dado as pessoas com necessidades educacionais especiais as mesmas oportunidades na aquisição de conhecimentos, que dá as pessoas ditas normais?
Justificativa
A inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem sido discutida e implementada no âmbito educacional, discute-se os pressupostos teóricos, políticos e filosóficos na busca de se implantar a inclusão com qualidade. Compreende-se, no entanto, que a inclusão escolar é um procedimento de habilitação do sistema educacional, e deve priorizar o desenvolvimento do respeito à diversidade dos educandos.
Assim, a inclusão infere um ensino que atenda às singularidades, especificidades e diferentes formas de construção do conhecimento que se manifestam nas escolas, dessa forma, os educadores precisam estar habilitados para atuar de acordo com essa orientação inclusiva. O que vemos, no entanto, com o relatório final de um estudo realizado para o Banco Mundial, cujo objetivo era caracterizar as tendências de experiências contemporâneas em educação escolar inclusiva no Brasil (GLAT et AL, 2003) é que, embora grande parte dos sistemas escolares invista na capacitação docente, esta ainda não atende às necessidades da escola inclusiva. Nos cursos de formação de professores ainda é raro o investimento em educação inclusiva, e a formação continuada de professores não atende satisfatoriamente as demandas dos mesmos, suas ansiedades e temores frente ao aluno com necessidades especiais.
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